Projeto de cozinha para o seu restaurante

4 dicas para montar um projeto de cozinha para o seu restaurante

 
O projeto de cozinha é um dos pontos que mais merecem atenção quando você vai montar um novo restaurante. Há empreendedores que se preocupam com o salão, mas é preciso ressaltar que a cozinha é a alma do negócio e precisa ser pensada com cautela.

Dessa forma, há grandes chances do restaurante ser um sucesso. Afinal, todo o projeto de cozinha foi pensado com detalhes para que o empreendimento gere bons resultados. Porém, nem sempre isso acontece. Por isso, preparamos esse artigo para você.

Para que você consiga montar o seu restaurante, sem enfrentar muitos problemas, nesse artigo você confere como montar o seu projeto de cozinha. Fique agora com 4 dicas. Está imperdível. Boa leitura!
 

1 - Faça um briefing do seu projeto de cozinha

 
Quando você vai fazer um projeto de cozinha, tudo precisa ser analisado. Uma boa dica é montar um briefing com todos os pontos importantes do seu restaurante. Para isso, o ideal é que você contrate uma empresa especializada em desenvolver esse tipo de projeto.

Dessa forma, a empresa poderá conhecer o gosto do cliente e fazer as perguntas necessárias para que o projeto dê certo. Itens como a quantidade de clientes que o restaurante visa atender e o valor das refeições não devem ser menosprezados.

Além disso, com a ajuda de uma empresa, você não ficará perdido. Muitas vezes, você quer montar um restaurante mas ainda está cheio de dúvidas e não sabe por onde começar. Uma empresa especializada tem como ver cada detalhe para que você não “quebre cabeça” sozinho.
 

2 - Tenha atenção na escolha do imóvel

 
Quando você for procurar um imóvel, dois pontos precisam ser vistos com cuidado. O primeiro é o tamanho do imóvel. Para saber o tamanho ideal, tenha em mente quantas pessoas você pretende atender por dia.

Também veja o tamanho da cozinha para saber se os funcionários irão ter espaço para trabalhar com agilidade e qualidade. A localização também é importante. O recomendado é escolher um ponto nos centros urbanos, em um local longe de contaminação e higienizado.

Para que você escolha corretamente, a dica é pedir ajuda ao arquiteto. A experiência do profissional pode ser decisiva para que você escolha o ambiente ideal.
 

3 - Onde colocar a cozinha?

 
Isso vai depender do seu imóvel. Se o local possui ambiente superior, a dica é coloca-la nessa parte. Porém, se o local for plano, você pode colocar a cozinha no fundo do imóvel.

É importante que a cozinha seja montada de uma forma que os clientes possam ver o que acontece lá dentro. O recomendado é que sejam colocadas janelas de vidro. Assim, quem está no salão terá uma boa visão do trabalho dos profissionais.
 

4 - Como coordenar o projeto de cozinha?

 
É importante lembrar que não é apenas o arquiteto que deve trabalhar no projeto de cozinha. O chef também precisa participar e dar opiniões. Afinal, ele que vai trabalhar na cozinha do restaurante. Com os dois trabalhando em conjunto, é possível definir estruturas e equipamentos de forma correta.

Lembre-se: o chef entende da estrutura, utensílios e equipamentos necessários para que o trabalho seja feito com qualidade. Por isso, o arquiteto precisa ouvi-lo para que todos os espaços funcionem corretamente.

A escolha dos materiais, a ventilação e o mobiliário também precisa ser visto com cuidado. Em resumo, tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes para trazer conforto para os clientes, mas também para os funcionários.
 

Algumas dicas para você contratar um arquiteto para montar o seu projeto de cozinha

 
Em primeiro lugar, não contrate aquele que oferece o preço mais barato. Peça referências, indicações. Tenha atenção nesse detalhe para que o barato não saia caro. Se possível, visite outros projetos feitos pelo arquiteto.

Antes do profissional começar a trabalhar para você, defina o orçamento. Feche um valor e trabalhe em cima dele. Evite diminuir o orçamento depois que o projeto de cozinha já tenha iniciado.

Paciência e controle também são primordiais. Controlar todos os passos para montar o seu restaurante não será fácil. Imprevistos e mudanças podem ocorrer no meio do caminho. Por isso, saiba resolvê-los com disciplina e cuidado.

Se você deseja montar o seu projeto de cozinha, pode contar conosco. Nós, da Berta Cozinhas Industriais possuímos um departamento interno de arquitetura que executa todo o planejamento do seu projeto. Nos contate para saber mais detalhes. Até mais!

 

Quem leu este artigo leu também:

 
Plano de Negócios para uma Cozinha Industrial

Como Economizar na Compra de Móveis Planejados?

Chapa de Lanche (Parte 1)

Chapa de Lanche (Parte 2)

Batendo o Martelo

A Montagem, Acompanhamento Técnico e Medição Técnica

A Importância do Controle de Temperatura na Segurança Alimentar

Métodos de Cocção mais Comuns no Trabalho de um Cozinheiro

Aprenda como Montar uma Cozinha Industrial

 

Acompanhe o nosso Instagram as novidades do mundo das cozinhas profissionais e tenha diversas idéias para o seu negócio!

Instagram: @bertacozinhas

Comments are closed.