Layouts para Cozinha Industrial

Layouts para Cozinha Industrial: Principais Dicas de Montagem

 
Todo local necessita de uma cozinha que atenda suas necessidades contextuais - e isso cria variações e diferentes layouts para cozinha industrial. Esse espaço acaba necessitando então de atenção na montagem.

Por isso, são necessárias algumas dicas em todas as etapas dela e também entender como o layout se encaixa em seu espaço. A forma como o layout é montado tem um sentido e deve ser respeitado.

Você sabe qual o sentido? Prossiga com a leitura e entenda tudo sobre os layouts para cozinha industrial - e também como pôr isso em prática da melhor forma.
 

Layouts para Cozinha Industrial: os principais modelos

 
Há inúmeros layouts para cozinha industrial no mercado, mas alguns já possuem certa popularidade e são mais usados. Todos os layouts que serão citados trabalham da mesma forma, formato de triângulo entre as três principais áreas.

  • Armazenamento: Câmaras frias, armários, estantes;
  • Fogão: fogões, fornos, micro-ondas, espaço para utensílios, etc;
  • Limpeza: lava-louças, cubas.

Esses são os três principais pontos de trabalho na cozinha industrial - e devem estar dispostos em forma triangular entre si. A linha imaginária que os liga não deve ser maior que 7-8 metros.
 

Layout em linha de montagem

 
Um layout para cozinha industrial voltado para uma grande quantidade de pessoas, mas com limitado número de opções no cardápio. A distribuição dos pontos de trabalho coloca a área de serviço numa ponta, o fogão em outra.

Já a limpeza e armazenamento fica atrás dessa linha, uma opção sanitária e que otimiza o ritmo.

É feito para uma preparação e entrega rápida da comida, um estilo muito prático para fast-foods, por exemplo, mas também cabível com restaurante popular.
 

Layout em U

 
Um layout funcional que começa a montagem no centro, onde pode ser colocada uma placa de indução ou extrator, e o resto se projeta para fora. As suas duas pontas obedecem a uma simetria e criam sensação de espaço.

É um modelo voltado para restaurantes de pequeno porte, e que contam com um espaço de armazenamento pequeno. As bordas do U ocupam espaço significativo, então você deve contar com uma boa lógica de tamanho, liberando um fácil acesso.
 

Linha paralela

 
Agora a montagem se coloca lado a lado, com duas frentes de trabalho em paralelo. Há facilidade para movimentação, já que todos os itens se encontram ao lado ou atrás de você.

É uma opção voltada para cozinhas de porte médio onde o corredor permite movimentação para os dois lados.
 

Layout com cozinha aberta

 
Um layout para cozinha industrial moderno e conceitual, que pode ser estruturada em paralelo, contando com um diferencial: não há divisória entre a cozinha e as mesas onde as pessoas se servem.

Quando conta, se trata de uma divisória de vidro, permitindo transparência ao cliente. Dessa forma, o funcionário se põe a fazer um prato melhor e o cliente confia na qualidade do prato.
 

Layout em Ilha

 
Uma seção no centro, “ilhada”, e o restante a circundando, ficando ao longo das paredes de forma que permita a circulação limpa ao redor. É uma cozinha de visão aberta, o que acaba tornando mais fácil até a comunicação.

Qualquer seção pode ser a “ilha” nesse layout, de preferência sendo aquela mais utilizada. São fáceis de limpar e se mostram adequadas para cozinhas industriais quadradas.
 

Layout em zona

 
Imagine a “ilha”, só que sem uma ao centro e todas as seções dispostas ao longo das paredes. O segredo desse layout é a forma como se encontram dispostas as seções e como é ordenado o fluxo de pessoas.

Com o centro livre, a comunicação, movimentação e supervisão de atividades é bastante fluída. Além disso, cada seção guarda seu próprio design e deve manter seus colaboradores específicos.

Assim, evita-se colisões entre pessoas e atrasos consequentes.
 
Layouts para Cozinha Industrial: como fazer a montagem
 

  • Monte a estrutura da cozinha nos conformes das diretrizes de segurança e saúde;
  • Estabeleça as seções da cozinha de forma estratégica, através de uso frequente e de forma a não ocorrer colisões;
  • Equipamentos e utensílios compartilham do mesmo espaço sempre;
  • Elementos frios da cozinha devem permanecer distantes dos que emitem calor;
  • Permita espaço para evolução no design da cozinha, já que tendências culinárias são constantemente renovadas;
  • Conte com equipamentos que possuam serviço de reparação próximo do seu estabelecimento.

Dessa forma, os layouts para cozinha industrial podem ser instalados de forma funcional. Não importa a escolha, o objetivo é que se mostre funcional e seguro para seus colaboradores.

 

Quem leu este artigo leu também:

 
Projeto de Cozinha para o seu Restaurante

Plano de Negócios para uma Cozinha Industrial

Como Economizar na Compra de Móveis Planejados?

Chapa de Lanche (Parte 1)

Chapa de Lanche (Parte 2)

Batendo o Martelo

A Montagem, Acompanhamento Técnico e Medição Técnica

A Importância do Controle de Temperatura na Segurança Alimentar

Métodos de Cocção mais Comuns no Trabalho de um Cozinheiro

Aprenda como Montar uma Cozinha Industrial

 

Acompanhe o nosso Instagram as novidades do mundo das cozinhas profissionais e tenha diversas idéias para o seu negócio!

Instagram: @bertacozinhas

Comments are closed.