Chapa de Lanche para Cozinha Industrial (Parte 1)

Chapa de Lanche: Qual a ideal para seu negócio

 
Quando você monta uma cozinha industrial, você opta pelos melhores materiais para compor ela. Um desses materiais é a chapa de lanche – um utensílio que muitos empreendedores buscam a ideal.

Próximo em formato a uma frigideira plana, ela possui diferentes formatos e materiais, o que aumenta a busca no mercado. É considerada próxima da grelha, mas se tratam de duas superfícies diferentes e é importante ter em mente essa diferença na hora de escolher.

Afinal, como buscar a chapa de lanche ideal? Prossiga com a leitura do artigo e veja como achar a que se encaixe ao seu negócio!
 

As características de uma chapa de lanche

 
A chapa de lanche possui diferentes tipos de aparelho, que podem ser movidos à energia elétrica ou a gás. A forma de energia que o move acaba influenciando no posicionamento que tem na cozinha industrial.

Ela pode assumir diferentes tipos, como a superfície grande e aberta comum para carne de hambúrguer, conhecida como chapa elétrica básica. Ou então pode contar com a superfície estriada, voltada para alimentos oleosos, como carne

Ainda há a chapa que assume os dois formatos, tendo então uma prensa junto. É uma chapa de lanche voltada para mais de um sanduíche ou outro alimento comum para prensa.
 

Como diferenciar chapa de grelha?

 
Apesar de alguns a tornarem próximas, a grelha e a chapa possuem uma diferença bem notável: sua superfície. A chapa possui uma plana e lisa, ideal para sanduíches, bacon, panquecas, ovos, entre outros.

Na verdade, ela pode preparar tudo que seria feito em uma frigideira, contando com o diferencial de tamanho e distribuição do espaço. Enquanto a panela é redonda, a chapa é feita em formato retangular, o que lhe confere mais tamanho distribuído.

Já a superfície da grelha não é lisa, possuindo sulcos por toda ela. É essa parte que torna o alimento cozinhado “grelhado”, o que a compara com uma churrasqueira. Ela é ideal para hambúrgueres, sanduíches e muitos tipos de carne.

Além disso, retira a gordura do alimento, contando com uma área no equipamento que retém ela. Dessa forma, o alimento grelhado se torna mais saudável.
 

A utilidade da chapa de lanche na cozinha

 
A versatilidade da chapa de lanche acontece pela uniformidade com que cozinha o alimento em sua superfície, com o calor alcançando rapidamente as partes. Isso é ideal para lidar com toda a carne grelhada ou para lidar com vários pedaços espalhados na chapa.

Não só isso, também permitem variedade de alimentos, já que vai de carnes e presuntos ao café da manhã. Por fim, é um ótimo fit para locais com grande quantidade de alimentos para serem servidos, se encaixando em fast-food até comida de rua.
 

E como escolher a sua?

 
Há dois elementos que você deve considerar ao procurar sua chapa de lanche: o espaço disponível e a quantidade de refeições servidas.

Para o primeiro aspecto, você deve considerar o tamanho de sua cozinha e também como será feito o arranjo espacial dela. Lembre-se que você deve estabelecer eficiência nesse espaço e evitar que haja qualquer colisão de pessoas ou de seções.

Já o segundo aspecto refere-se ao tipo de estabelecimento que você possui e quantas refeições prepara por hora. Para um negócio de pequeno porte, uma chapa simples é ideal, mas para grande porte talvez seja necessário uma com 3 queimadores ou mais.

Até mesmo uma chapa maior com prensa serve, mas interfere muito na questão de espaço disponível (você vai precisar de uma cozinha maior).
 

Mais algumas informações sobre a chapa

 
Ainda existem algumas informações que você precisa saber antes de escolher sua chapa ideal, como espessura, profundidade e até acabamento.

Continue a leitura sobre chapa de lanche em nossa parte 2.

 

Quem leu este artigo leu também:

 
Projeto de Cozinha para o seu Restaurante

Plano de Negócios para uma Cozinha Industrial

Como Economizar na Compra de Móveis Planejados?

Chapa de Lanche (Parte 2)

Batendo o Martelo

A Montagem, Acompanhamento Técnico e Medição Técnica

A Importância do Controle de Temperatura na Segurança Alimentar

Métodos de Cocção mais Comuns no Trabalho de um Cozinheiro

Aprenda como Montar uma Cozinha Industrial

 

Acompanhe o nosso Instagram as novidades do mundo das cozinhas profissionais e tenha diversas idéias para o seu negócio!

Instagram: @bertacozinhas

Comments are closed.