Maximize o Espaço do seu Restaurante

Restaurantes com área reduzida requerem um planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes. Afinal, há pouca margem para erro quando o espaço é limitado.
A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo a maximizar a metragem quadrada que você tem:

  • Desloque o controle/recepção para a entrada, para que todo o salão possa ser visto a partir da porta da frente - Há duas boas razões para que o espaço seja visível a partir da porta de entrada: ele faz com que o seu restaurante pareça maior e economiza em controle. Seu gerente pode funcionar como anfitrião, cumprimentar e instalar as pessoas, mantendo um olho em como o salão está funcionando em todos os momentos. Em dias mais calmos, os garçons também podem acomodar as pessoas, principalmente porque podem ver quando chega um cliente.
  • Verifique se o cardápio e estilo de serviço funcionam para pequenos espaços - Em um pequeno restaurante, achar espaço para mais uma mesa é como “ganhar na loteria”. Se o seu cardápio inclui várias entradas, daquelas que são acompanhadas de um aperitivo e um longo bate-papo, ou pratos de estilo familiar para dividir, você pode criar várias “mesas comunitárias”. É uma maneira de rentabilizar seu espaço e incentivar o congraçamento entre os clientes. Pense bem sobre o cardápio e como você pretende servir, e sobre quais itens podem ser necessários antes de escolher o seu mobiliário. Escolha um tamanho de mesa que atenda às suas necessidades, mas nunca maior do que o necessário.
  • Capitalize o espaço do bar - Se o seu restaurante tem um bar, projete-o de modo que seja fácil de servir refeições neste local. Considere espaço para as pernas e faça com que o balcão esteja numa altura confortável, escolha bancos de bar com encosto, e um local para colocação dos talheres e dos itens de apoio, como cardápios e temperos de mesa. Pense em como os alimentos serão servidos para que os garçons não atrapalhem os clientes ou o barman.
  • Faça do seu estoque parte da decoração - Quando se encaixar com o conceito do seu restaurante, crie prateleiras acima dos assentos no salão para armazenar itens atrativos, tais como alimentos, vinhos e copos. Em outras palavras, use seu estoque como decoração.
  • Use todos os espaços na parte de trás da restaurante – O espaço nas cozinhas é, frequentemente, sub-utilizado. Erga prateleiras acima dos espaços de trabalho e das pias para armazenar itens leves, mas volumosos, como caixas de produtos de papel, mas onde seja fácil de pegá-los, sem ocupar espaço valioso. Procure cantos não utilizados para armazenamento adicional sob as mesas de trabalho, debaixo de escadas ou em ganchos atrás das portas.
  • Projete seu cardápio de maneira a exigir poucos equipamentos - Um cardápio bem elaborado não só agrada seus convidados e gera boas margens de contribuição, mas também faz uso efetivo do equipamento que você tem. Elimine qualquer item no cardápio que seja o único prato que usa um determinado utensílio. Pense em equipamentos que ofereçam flexibilidade, do tipo: fritadeiras, fornos combinados ou fornos de convecção.
  • Trabalhe com seus fornecedores para obter entregas mais frequentes - Você pode manter o seu espaço de armazenamento menor se conseguir pequenas entregas - três ou quatro vezes por semana - em vez de uma grande, uma vez por semana. Muitos restaurantes menores gerenciam as entregas de perecíveis de maneira a ter um estoque de itens refrigerados apenas para um ou dois dias. As entregas mais frequentes também são traduzidas em alimentos sempre frescos, que seus clientes irão aprovar.

Geraldo Banas

http://www.blogdobanas.com.br

Comments are closed.